quarta-feira, 27 de abril de 2016

Jornal O Globo: "Apoio ao Golpe de 64 foi um erro". Será?


Jornal O Globo: “Apoio ao Golpe de 64 foi um erro”. Será?

Como qualquer bom pesquisador tenho o hábito de visitar sites de arquivos de museus, jornais e revistas. Dia desses, numa das tantas visitas ao arquivo do jornal O Globo, deparei-me com uma reportagem, datada de 31 de agosto de 2013, cujo título era “Apoio ao Golpe de 64 foi um erro”.

Segundo a reportagem, o artigo estava sendo escrito em resposta às manifestações (Junho de 2013), onde a própria matéria afirma “De fato, trata-se de uma verdade, e, também de fato, de uma verdade dura” e completa “quando o Memória (site do arquivo do jornal) estava sendo estruturado, decidiu-se que ele seria uma excelente oportunidade para tornar pública essa avaliação interna. E um texto com o reconhecimento desse erro foi escrito para ser publicado quando o site ficasse pronto”.

Mas será que isso é verdade?

Vamos a alguns fatos. Pouco mais de um ano após o golpe que derrubou o presidente João Goulart, Roberto Marinho, dono do jornal O Globo, recebeu do governo ditatorial uma preciosa recompensa pelo apoio: uma concessão de canal de televisão. Mas não somente isso, Marinho e companhia também tiveram financiamento facilitado para fundarem seu império de telecomunicações.

Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, a sucursal gaúcha do jornal Última Hora (periódico de oposição ao Golpe) foi fechado. O maquinário e o parque gráfico do jornal formam entregues à empresários que apoiavam o regime. Pronto, estava fundado o jornal Zero Hora. Periódico que apoiou a ditadura durante anos.

A partir destes fatos podemos afirmar, sem medo de errar, que o Grupo Globo e o jornal Zero Hora devem as suas próprias existências ao regime golpista.

Mas será que havia alguma contrapartida nisso tudo? Lógico que sim.

Outra coisa, se o jornal O Globo assumiu ter errado ao apoiar o golpe, como explicar todos os benefícios que receberam deste mesmo regime? E mais, como explicar que continuou apoiando a ditadura anos depois? E o mesmo pode ser questionado sobre o Grupo RBS (donos do jornal Zero Hora).

Se “erraram” lá atrás, o que garante que hoje estão certos ao apoiarem outro Golpe de Estado?

Por tudo isso devemos nos perguntar que interesses o Grupo Globo tem no Brasil? Será que são os mesmos das classes trabalhadoras?

J. Mercúrio, 27/04/2016

 Capa de O Globo de 01 de abril de 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário